Acidente de Trabalho: o que é e como identificar

Você servidora e empregada pública quer saber como identificar um acidente de trabalho? Esse é o artigo que você precisa ler agora.

Amanhã, dia 27 de Julho, é comemorado o  Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, e por isso o tema do artigo de hoje é sobre Acidente de Trabalho, vamos lá.

Vários estudos já apontam para um elevado número de acidentes de trabalho na área de saúde. O Ministério Público apurou no ano de 2017 o registro de mais de 517 mil acidentes de trabalho, entre profissionais da enfermagem e da limpeza dos hospitais. Neste embalo estatístico, a União Europeia também realizou um estudo que apontou uma taxa de acidentes de trabalho na área da saúde correspondente a 34% maior do que em outras áreas.

O Governo do Distrito Federal elaborou um Manual de Saúde e Segurança do Trabalho que define o acidente de trabalho como sendo “aquele ocorrido no exercício do cargo, que se relacione, direta ou indiretamente, com as atribuições deste, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

E nesse movimento de prevenção do acidente de trabalho, o GDF enumerou as possíveis situações caso ocorresse um episódio desse com o seu servidor: 

    • O  acidente  ligado ao  serviço;
    • O   acidente   sofrido pela   servidora no local   e no horário do trabalho ou fora deles;
  • A  doença resultante  de contaminação acidental  da servidora no exercício do cargo;

E lembrando que não  será considerado acidente  em serviço, os problemas que ocorram durante atividades físicas, desportivas ou de competição  não oficiais realizadas no período destinado a refeições ou descanso,durante a jornada de trabalho

No que se refere à empregada pública e demais celetistas esse conceito é muito semelhante, porém o acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço de uma empresa pública/privada.

Em uma série de cartilhas a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho lançou um guia com o passo a passo bem explicadinho para orientar a servidora acidentada e os setores envolvidos no processo de investigação de acidente de trabalho.

Gente, esse guia é muito prático e vai facilitar a vida de muita gente que se encontra nesta situação! Fica a dica 🙂

No caso das trabalhadoras sob o regime da CLT, as empresas devem informar ao INSS até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do acidente. Se houver morte, a comunicação é imediata. E pasmem, é uma comunicação super simples e rápida de se fazer. O próprio INSS disponibiliza um app para o preenchimento online ou impressão do formulário para ser preenchido manualmente.

Então, curtiu esse conteúdo? Esperamos que te ajude na caminhada para a aprovação.

Segue a gente e nos ajude a levar o conhecimento para mais pessoas.

Click aqui e conheça o nosso Instagram e Facebook. Fique por dentro de todas as novidades e receba mais conteúdo relevante para a sua aprovação.

Juntos acumularemos muito mais experiências e voaremos mais longe.

Com amor, Paloma e Fernanda.

Artigo por: Fernanda Barros.

2 comentários em “Acidente de Trabalho: o que é e como identificar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.