Eu e o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Você vai fazer a 2ª fase do Exame da Ordem da OAB?

Não importa quantas vezes você tenha tentado, o que importa é o seu aprendizado! As experiências que você teve e viveu foram únicas. E será que você parou pra pensar no saldo positivo que cada experiência somou aí na sua trajetória de estudos?

Bom, se você ainda não fez essa análise, super recomendo fazê-la! Se cercar de saldos positivos, fazer aquele check list do conteúdo (mais um pra conta), e dedicar mais tempo àqueles conteúdos que precisam de maior atenção, significa dizer, então, que assim o caminho da tão sonhada vermelhinha com a sua foto estampada estará mais perto do que imaginas.

Hoje quero te contar um pouco da minha preparação para o Exame da Ordem, no caso,  OAB/DF. Eu tinha certeza que queria fazer a prova e passar antes de terminar o curso e já adianto, a preparação começou enquanto estava nas fileiras da sala de aula.

Foi a minha 2ª graduação, então já conhecia o ambiente de faculdade e queria aproveitar ao máximo de tudo, da estrutura, dos professores, dos eventos acadêmicos, das possibilidades de estágio, e assim eu fiz.

Então, do 8º para o 9º semestre resolvi fazer a prova. E como o meu coração sempre bateu forte por Direito Constitucional, não poderia optar por uma 2ª fase que não fosse em Constitucional.

Comprei um livro de exercícios específicos para o Exame da Ordem e criei as minhas metas e objetivos com relação a cada disciplina. E fazia 20 exercícios de cada matéria por dia. Isto para a 1ª fase. Era uma meta mínima, já que eu fazia estágio, morava sozinha (cuidava de tudo, almoço, casa, jantar, lanche..tudo lindo), e faculdade à noite. Ufa, parece muito né, mas é mesmo, e foi lindo.

Sem falar na minha monografia que estava a todo vapor!

Assinei um canal de questões e todos os dias além da prática no livro de exercícios eu fazia outros online. Todos os conteúdos que eu tinha dúvidas, tirava na hora e fazia anotações com lápis colorido (cada matéria tinha um lápis de cor) para retomar depois com mais facilidade no momento da Revisão.

Vou falar baixinho (que meus ex-chefes não me ouçam) eu fazia muito exercício online no estágio (hehehehehehe…quem nunca).

Percebi que venci tantos conteúdos e provas que as questões começavam a se repetir, então passei a dedicar mais tempo para as matérias que tinham um maior número de questões cobradas na prova e aquelas mais relevantes, que faziam a diferença (pra passar). Ética Profissional, Processo Civil, Constitucional (a minha queridinha).

Passei na 1ª fase. Pense na pessoa que pulava de alegria.

Fui para a 2ª fase só a felicidade, é que eu escolhi fazer a prova na área do direito que eu tenho afinidade, que eu amaria investir minhas horas de estudos, investir minhas horas acordada nas madrugadas (já que era o momento que tinha para me dedicar).

E foi sensacional e muito prazeroso. Estudei com o curso do Prof. Renato Saraiva, o @cers, com a Profa. @flaviabahia. Mestre que me ensinou por demais: foi direto ao ponto, dava doses de motivação a cada aula.

E guardo uma frase célebre dela “essa é a mão da aprovação”. Fazíamos resumos a cada aula e conteúdo. Anotava tudo o que ela recomendava, ditava, e foi certeiro.

Na noite de sábado que antecedeu à prova, resolvi que faria uma revisão das peças (tinha comprado alguns livros sobre os remédios constitucionais) e lá fui eu para o material do @cers. E pasmem, caiu justamente a peça que eu mais revisei, Mandado de Segurança Preventivo. “Estourei a boca do balão” como diria lá na Bahia!

Passei gente, e por décimos não tirei a nota máxima. Ah, mais isso é só um detalhe!

Não há receita. Mas, esforço, vontade, foco, fé, determinação e estratégia. Estratégia que se adeque à sua rotina e necessidade de estudos! Coloque uma boa dose de alegria, sorriso e bem estar consigo mesmo. 

Você é a sua primeira dose motivacional.

Então, curtiu esse conteúdo? Esperamos que te ajude na caminhada para a aprovação.

Segue a gente e nos ajude a levar o conhecimento para mais pessoas.

Click aqui e conheça o nosso Instagram e Facebook. Fique por dentro de todas as novidades e receba mais conteúdo relevante para a sua aprovação.

Juntos acumularemos muito mais experiências e voaremos mais longe.

Com amor, Paloma e Fernanda.

Artigo por: Paloma Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.