COMO SE PREPARAR PARA A PROVA DA OAB – POR @gabriela.sdsantana

O SimplesJus apostou num ciclo de entrevistas com Mulheres Advogadas para inspirar você “OABeira” e “OABeiro” e com o objetivo de ajudar o maior número de bacharéis e estudantes de direito que estão na trajetória de estudos para alcançar a tão sonhada carteirinha vermelha de advogada(o).

E mais uma vez Brasília é o cenário que nos presenteia com a Dra. Gabriela de Santana, por quem temos um imenso carinho em razão de nossa amizade, trajetória e também por compartilhar com a gente a sua trajetória pessoal rumo à aprovação no Exame de Ordem da OAB. 

Dra. Gabriela Santos de Santana

Apresentação e breve resumo da sua atuação profissional.

Olá! Primeiramente eu gostaria de dizer que fiquei muito honrada e muito feliz de receber o convite para ser entrevistada pelo SimplesJus. Muito Obrigada!

Bom, meu nome é Gabriela Santos de Santana, sou advogada na área de Relações Institucionais e Governamentais, e minha atuação é em Direito Público, com ênfase no Poder Legislativo e Executivo Federal.

Possuo experiência profissional em Processo Legislativo aplicado ao Congresso Nacional, assessoria legislativa, elaboração de Projetos de Lei, acompanhamento dos trabalhos do Congresso Nacional, realização de Seminários e Audiências Públicas, análises políticas, políticas públicas, e Regimentos Internos das Casas Legislativas federais.

Tenho cursos de extensão em Processo Legislativo, Técnica Legislativa e Processo Civil e atualmente sou aluna especial do Mestrado em Poder Legislativo do CEFOR – Câmara dos Deputados. Também sou Conselheira Jovem da OAB/DF no triênio 2019/2021.

Em que momento da sua vida decidiu cursar a faculdade de direito e o que influenciou a sua escolha? Em qual Instituição você cursou?

Desde os dez anos de idade eu sou apaixonada pelo mundo jurídico. Durante o período escolar desenvolvi um grande apreço pela história, principalmente pelos fatos políticos, o que me deixou em dúvida se me graduaria em História, Ciência Política, ou Direito. Mas decidi pelo Direito que foi minha primeira paixão, e desde o início dessa decisão eu queria ser advogada. Graduei-me pelo Centro Universitário do Distrito Federal

Como foi a sua vivência acadêmica, gostava de participar de eventos acadêmicos como palestras, congressos, semanas acadêmicas?

Uma característica minha desde que me entendo por gente, é de planejar as coisas sempre pensando no futuro. Então quando entrei na faculdade, vi aqueles próximos cinco anos da minha vida como a preparação do resto da minha vida profissional. Por isso, apesar das dificuldades que enfrentei, levei muito a sério todo o curso e sempre que podia participava de palestras, congressos e afins. Acho que muitos estudantes não dão o devido valor a esses eventos, e foi em muitos deles que percebi quais eram as minhas vocações profissionais dentro do mundo do Direito.

Durante o curso a Dra. estagiou em órgãos públicos e/ou em escritórios de advocacia? Conte um pouco o que aprendeu com essas experiências.

Além dos estágios obrigatórios da faculdade nas áreas cível, penal e trabalhista, eu estagiei na ANASPS – Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social e na Câmara dos Deputados, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

O primeiro estágio eu ainda estava no segundo semestre do curso de Direito, e acredito que a experiência foi importante, mas não tão enriquecedora quanto o estágio na Câmara dos Deputados, pois foi ali que eu vi que existia um nicho da Advocacia que atuava dentro do Congresso Nacional, e foi quando me encontrei profissionalmente.

O estágio durante a graduação é importantíssimo, pois ali temos a oportunidade de entrar em contato com o mundo profissional sendo orientados por pessoas mais experientes que nós e que já conhecem o mercado de trabalho. Podemos também saber melhor quais caminhos queremos seguir e que tipo de profissional queremos ser.

Em que momento decidiu que advogaria? Essa decisão te motivou a prestar o Exame de Ordem da OAB antes de terminar a faculdade ou cada coisa no seu tempo? E em qual área optou fazer a 2ª fase?

Eu decidi que advogaria desde o início da faculdade. Só não sabia ainda qual área eu iria me especializar. Essa decisão me fez prestar o exame da ordem no nono semestre da faculdade, enquanto fazia a minha monografia (sim, foi bem difícil, rs). Na época optei por fazer a minha segunda fase em Direito do Trabalho, pois dentro do contencioso, é o ramo do direito que eu mais gosto.

Com certeza você tinha metas e objetivos para alcançar e realizar, chegar aonde a Dra. chegou, atuando na área de Relações Governamentais era um deles?

Sim, e tenho plena convicção de que ainda estou só no início de uma longa caminhada. Sou muito humilde, escuto muito e tento absorver o máximo de conhecimento possível.  Estudo muito e estou sempre atenta às atualizações da profissão.

E falando em metas e objetivos, como foi o seu planejamento de estudos para fazer a prova da OAB 1ª e 2ª fases, que livros e técnicas de estudos utilizou?

Eu tinha plena convicção que a minha preparação para o Exame da Ordem começou no meu primeiro dia de aula da faculdade de Direito. Diante disso, tentei sempre produzir resumos das disciplinas que cursei (tenho todo esse material até hoje) e os utilizei para revisar para a primeira fase.

Também fiz muitas questões dos exames passados, além de acompanhar sites com conteúdo voltado para o Exame da Ordem (o SimplesJus não existia ainda, uma pena!).

Para a segunda fase, optei por fazer um cursinho preparatório e todo ele foi voltado para as questões e peças que poderiam ser cobradas no Exame.

Ao olhar para trás, na sua história, o que faria de diferente ou faria tudo outra vez “ipsis litteris”?

A única coisa que eu faria diferente seria dar menos ouvidos aos que não conheciam minha vida, minha história e minhas dificuldades, pois não teria sofrido com o julgamento alheio ou tentando agradar pessoas que não mereciam minha atenção. De resto, NADA!

A Dra. chegou a reprovar em algumas das fases do Exame de Ordem? Como você encarou essa experiência?

Não reprovei, passei de primeira tanto na primeira fase, como na segunda fase do XIII Exame da Ordem.

O que você diria, qual dica daria, para a OABeira(o) que está em busca da tão sonhada Carteirinha vermelha de Advogada(o)?

Eu diria que a preparação para o Exame da Ordem começa no primeiro dia do seu curso de Direito. Eu revisei o conteúdo dos resumos das disciplinas que fiz ao longo dos anos da faculdade, e assisti aulas duas semanas antes da minha primeira fase, o que certamente foi uma importante para um bom desempenho na prova, mas com certeza não era ali que eu iria garantir minha aprovação. Minha preparação foi fazer todo o curso de Direito com seriedade e tentando sempre dar o meu melhor.

Tem uma frase que é seu Mantra?

Toda pessoa é muito mais do que aquilo que aparenta aos olhos dos outros.

Existe algum livro (não didático) que você considera que mudou sua vida?

Tenho três: O Mundo de Sofia, que li quando tinha 15 anos, que me abriu os horizontes do conhecimento, e Pollyana e Pollyana Moça, que li quando tinha 8 anos e reli com 12 e que me fez sempre tirar as melhores lições, mesmo das situações mais difíceis.

Então, curtiu a entrevista? Esperamos que te ajude na caminhada para a aprovação.

Segue a gente e nos ajude a levar o conhecimento para mais “OABeiras e OABeiros” 👩🏻‍🎓👨🏻‍🎓👩🏻‍🎓

Click aqui e conheça o nosso Instagram e Facebook. Fique por dentro de todas as novidades e receba mais conteúdo relevante para a sua aprovação.

Juntos acumularemos muito mais experiências e voaremos mais longe.

Com amor, Paloma e Fernanda.

3 comentários em “COMO SE PREPARAR PARA A PROVA DA OAB – POR @gabriela.sdsantana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.